quinta-feira, 23 de agosto de 2012

POR QUE “SALVE MARIA”???


            Por mais simples que possa parecer, a ideia para o início deste blog foi uma pergunta sobre o cumprimento “Salve Maria”. Foi mais ou menos assim: estávamos saindo de uma das Missas do Encontro Nacional da Juventude Mariana quando uma amiga me perguntou: “por que nós não nos cumprimentamos mais com ‘Salve Maria’? É tão bonito, e o pessoal não usa mais”.
            Fiquei sem saber o que responder. Uma das grandes marcas da Congregação Mariana estava deixando de ser usada no nosso meio. Pensando mais tarde sobre isso, me pareceu claro que, se não nos cumprimentamos mais assim é porque não sabemos de onde vem esse cumprimento e qual o seu significado, ou seja, não fomos formados nesse sentido.
Minha primeira ideia foi montar uma palestra sobre o “Salve Maria”, mas depois, durante um retiro, tive a ideia do blog, que poderia servir como um meio permanente de formação. Então comecei a pesquisar a origem do cumprimento mariano, e a aprofundar o seu significado para mostrar a importância dele na vida dos congregados e dos jovens marianos.
Com relação à origem do cumprimento, foi inicialmente usado por congregados do Rio de Janeiro na década de 1920. Usava-se "Ave, Maria!" e depois foi traduzido e oficializado para “Salve, Maria”.
A partir daí, entendemos que o significado do nosso cumprimento é exatamente a saudação do anjo Gabriel à Virgem Maria, quando anunciou que ela seria a mãe do Salvador (Lc 1, 28). “Ave Maria” (ou “Salve Maria”) significa “Alegra-te Maria”. E o significado dessa saudação tem uma profundidade imensa. O papa João Paulo II, na encíclica Rosarium Virginis Mariae (O Rosário da Virgem Maria), explica que as palavras do anjo exprimem a admiração do Céu ao contemplar a Encarnação de Jesus, e exprimem a própria história da redenção, que tem como centro a história de Cristo, passando por todo o sofrimento da Cruz e culminando na Ressurreição, que é o motivo da grande alegria de Maria e de toda a Igreja, pois é este o motivo da nossa fé.
Deste modo, quando nos cumprimentamos com um “Salve Maria”, estamos (ou deveríamos estar) nos lembrando da saudação angélica, e consequentemente história da salvação, na qual Maria, com a sua humildade e simplicidade teve um papel de extrema importância. E isso nos lembra que Ela é um exemplo que nós precisamos seguir para levar uma vida santa nesta terra e um dia alcançarmos o céu.
Apesar de ser uma explicação pequena (recomendo a leitura da encíclica de João Paulo II, (disponível em http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_20021016_rosarium-virginis-mariae_po.html) acho que já temos um bom motivo para voltar a usar com amor e devoção o nosso cumprimento mariano.


SALVE MARIA!

16 comentários:

  1. Muito bom Rodrigo! Assim vamos resgatando nossas origens!

    ResponderExcluir
  2. Exato! E se não as resgatarmos a Congregação Mariana vai deixar de existir por perder sua identidade...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de um apoio sobre o "Salve Maria". Embora tenha tentado estudar também, minha dúvida é saber se o "Salve" é o mesmo "Salve" que sempre foi utilizado para exaltação de alguém importante, como imperadores, reis e rainhas: "Salve Cesar!". Se é neste sentido que o "Alegra-te" deve ser interpretado, mais uma razão para não se perder o "Salve". Por que? Porque assim foi a Virgem saudade pelo Anjo Gabriel, chefe das milícias celestiais. E se ela saudou-a com um "Salve" significa que ele esta reconhecendo-a como alguém superior ao próprio Anjo, confirmando, por sua boca, sua eleição como Rainha dos Céus, já que o "Save" é sempre pronunciado a alguém superior e nunca o contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em latim, "salve", traduzido do grego χαῖρε (châirĕ), significa "sẽ saudável", ou "sê feliz", e era a maneira mais comum de se saudar alguém, como nosso "oi" de hoje; aos nobres, em latim, se usa "ave". Entretanto, tal distinção nam existe em grego antigo (a língua original do Evangelho), de sorte que χαῖρε é universal. Assi, nam é tal o meio de legitimar o derradeiro mistério.

      Excluir
  4. Excelente! Avante Marianos!
    A Jesus por Maria!

    ResponderExcluir
  5. Excelente! Avante Marianos!
    A Jesus por Maria!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo Muinto Bom Mesmo Salve Maria

    ResponderExcluir
  7. Porque temos o significado de "Salve Maria" como "Alegra-te, Maria" se em latim o significado de Salve é oi, saudações? Tem algo além? Gostaria muito de ter uma compreensão maior sobre isto. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Salve" significa primordialmente "sê feliz" ou "sê saudável", do verbo "salvere" (ter saúde, felicidade); são cognatos: "salūs" (saúde, felicidade), "salvere" (ter salūs), "salvāre" (salvar, dar salūs), salutāre (saüdar, desejar saúde), e muitos outros. É o que romanos diziam uns aos outros, primeiramente, traduzido do grego χαῖρε (châirĕ) que possui o mesmo exacto significado, sendo por sua vez cognato do inglês "hail" e do alemão "heil".

      Excluir
    2. Tudo por Jesus, nada sem Maria
      Salve Maria

      Excluir
  8. O salve maria para mim e Sauda maria na pessoa do irmão

    ResponderExcluir
  9. Qual a resposta devo dar quando a pessoa me cumprimenta com o salve Maria?

    ResponderExcluir